Expectativa a bordo

 

TAICUPAM negocia cláusulas econômicas com Navemestra

 Uma reunião em dezembro último definiu os pontos que serão negociados para atualizar o Acordo Coletivo de Trabalho 2016-2018 entre Navemestra e os sindicatos marítimos. As pendências em pauta são cláusulas econômicas, incluindo o INPC de fevereiro, data-base que vai definir a reposição salarial dos trabalhadores que tripulam as cerca de 70 embarcações da empresa, entre elas o navio Serra Nevada [foto].

A mesa-redonda para acertar os ponteiros com a Navemestra aconteceu na Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários, no Rio de Janeiro. O TAICUPAM foi representado na ocasião pelo presidente, Ossian Quadros.

Uma das pendências é a cláusula da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A empresa questiona este acordo alegando que não tem tido lucro e que acumula dois anos de prejuízo devido à queda da cotação do barril de petróleo no mercado internacional.

Outra cláusula a negociar é a que prevê manuseio de barreiras de contenção.Os sindicatos levaram a reivindicação dos marítimos que pedem para sereximidos de funções específicas para as quais não estão treinados.

Finalmente, os sindicalistas colocaram na mesa a reivindicação colhida na base sobre o vale-alimentação. A ideia é inserir os afastados por acidente de trabalho no rol dos beneficiados.

Reunião sindicatos x empresa

18/12 na FNTTAA

Negociação de dados econômicos pendentes do ACT 2016-2018. Data-base em fevereiro.

Cláusula PLR – empresa propõe revisão e alega que acumula dois anos de prejuízo devido à queda da cotação do barril de petróleo no mercado internacional.

Cláusula sobre manuseio de barreiras de contenção – sindicatos levaram reivindicação dos marítimos eximindo profissionais de funções específicas para as quais não estão treinados.

Cláusula do Vale-Alimentação – negociações abertas no sentido de inserir os afastados por acidente de trabalho no rol dos beneficiados.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *