Previdência fluvial

Embarcações do INSS irão navegar Amazônia

 

Duas embarcações, conhecidas como PREVBarco, foram lançadas no início de março, em Manaus. As embarcações vão navegar pelos rios do Amazonas e levar atendimento para cidades sem agência da Previdência Social.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acredita que assim vai realizar cerca de 80 mil atendimentos por ano, nas mais de seis mil comunidades do Amazonas.

Os mesmos serviços disponibilizados nas agências convencionais, incluindo a perícia médica e o serviço social, devem ser realizados na Unidade Móvel Flutuante.

O PREVBarco representa uma alternativa que o INSS no Amazonas encontrou para promover a interiorização do atendimento, indo a localidades onde só é possível chegar por navegação fluvial. As missões realizadas pelo serviço evitam que os ribeirinhos tenham que realizar onerosos deslocamentos até uma agência fixa da Previdência Social.

O PREVBarco I tem o seguinte roteiro de atendimento: Comunidade Boca do Laço, Boca do Acre, Lábrea, Pauini, Canutama, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba e Nova Olinda do Norte.

Já o PREVBarco II atenderá os seguintes povoados: Atalaia do Norte, Benjamim Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Tonantins, Santo Antônio do Iça, Jutaí, Fonte Boa e Tefé.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *